sexta-feira, 22 de junho de 2012

[ REVIEW ] Notebook Dell Vostro V13

Imagine você, caro senhor executivo ou pessoa cuja vida precisa de um notebook te acompanhando o tempo todo. Pra onde quer que você vá, durante uma boa parte do dia, você vai precisar do notebook com você.

Quais são as opções? Um tablet é sempre uma opção bem vinda, mas infelizmente ele não serve para todos os casos - se você tentar programar em um, vai entender o que eu estou dizendo, e este é apenas um dos vários exemplos. Um netbook é capado demais e o processamento dele o deixa pau a pau com os tablets. Um notebook tradicional, com peso entre 2 ~ 3 kilos, é uma afronta a sua coluna, pelo menos no final do dia. Os ultrabooks estavam totalmente fora do meu orçamento (até 700 dinheiros). A solução foi apelar para o mercado de usados mesmo, e depois de muita pesquisa, decidi optar pelo Dell Vostro V13.

O principal diferencial desse notebook é o peso dele. Pesa menos de 2 kilos (tem uma bateria de 4 células), e passa uma tremenda impressão de ser sólido - acho que é mais pelo fato de ser feito de placas de alumínio. Álias, esse é uma excelente coisa: não tem o acabamento "não olha que eu sujo!" black piano.  Menos marcas de dedo dentro do notebook, eu curto.

O trackpad é multi-touch, mas francamente? Quase não faço uso disso. Acho difcilmente alguém usar algo assim, se readaptar ao novo formato com tantos gestos novos. Quiçá a nova geração de usuários utilize isso, mas acho muito difícil. Tirando isso, é feito do mesmo material da topcase, o que também não deixa marca de dedos engordurados nele.

Apesar de ter 320 gb de HD, desde que adotei o note estou evitando colocar arquivos pesados dentro dele, pois estou aos poucos migrando o que posso para a nuvem - quando não utilizo um hd externo. Tem 4gb de memória e um processador de 1.3 dual core (64 bits). Dá pra rodar o photoshop cs5, Portal 2 e mais meia dúzia de programas mais pesados. Entretanto, esse processador é um tico assim mais lento que alguns processadores de um núcleo só, mas isso se explica devido à sua baixa voltagem. E é graças a essa baixa voltagem que eu consigo usar o note fora da tomada por aproximadamente 4 horas, mas já houveram casos em que a máquina aguentou entre 4 e 7 horas.

O teclado é bem macio e confortável, mas não dispõe de retro-iluminação (aquele bagulhinho de lampadas LED que alumeiam as teclas do computador por debaixo). Ele tem quase todo o tamanho de um teclado convencional - de fato, a curva de aprendizagem com ele foi muito simples.

É um notebook de uso coorporativo, com teclas de função voltadas mais para esse uso do que para trocar as músicas, por exemplo.  A tela, toda vida brilhante, é muito agradável aos olhos, porém em ambientes muito iluminados, fica de difícil visualização. Tem pouquíssimas saídas: na parte de trás, 2 USBs (sendo uma eSata), uma porta VGA, um conector de rede Ethernet (aquela do cabo azul manja?) e a entrada de energia. Na frente, apenas os LEDs indicativos e a entrada e saída de som, e nas laterais, uma entrada para cartões SD e outra para M2

Veredito final: Vale a pena comprar sim. É melhor que um netbook, pesa só algumas gramas a mais e não vai arrebentar suas costas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...