quinta-feira, 28 de junho de 2012

[ REVIEW TABLET ] Samsung Galaxy Tab 7 Plus (3G)

Então, eis que a namorada estava precisando de um tablet - ela está em época de TCC, e andar por aí com um notebook para digitar textos não é o melhor jeito de adiantar esse tipo de trabalho, começando pelo fato dos notebooks não serem tão portáteis assim - não dá pra levar um notebook numa bolsa de mulher, por exemplo. É pesado demais, também. Um netbook até que poderia ser a solução, mas tem pouco poder de processamento e não é tão expansível quando os tablets.

Enfins. Quando fui comprar, tive que decidir entre o iPad, esse Samsung Galaxy Tab, o Motorola Xoom e o Acer Iconia - mas francamente? Os outros modelos falados ou são caros demais, ou tem a interface ruim demais, ou eu sei que não vai funcionar corretamente depois de alguns meses de uso... na relação custo x benefício, o Galaxy Tab de 7 polegadas sai ganhando. Principalmente pelo fato de este tablet fazer ligações e ter acesso à internet via 3G.

A Samsung simplificou as coisas com esse modelo, desde a caixa até no uso normal do tablet. Quando você abre a caixa, a primeira coisa que vê é o próprio tablet, envolto numa película para evitar riscos:



Tirando o tablet e levantando a aba, vemos os acessórios que vieram com o tablet, o kit comum: cabo de conexão  / carregamento, carregador e fones de ouvido in-ear com ponteiras de silicone de tamanho variado:


O carregador, álias, é quase uma chupinhação descarada do carregador da Apple:


A chupinhação da Samsung vai até mesmo nos cabos:


E os fones de ouvido (mas PRECISAVAM ser mesmo branco? Não dava pra ser preto, como todo o resto dos acessórios?):


Quando ligamos o tablet, vemos essa tela super brilhante mutcho legal:


E a tela inicial dele, já devidamente adaptada ao gosto da Ari:


A camera traseira, de 3 megapixel (que eu sinceramente acho que só vai ter utilidade como scanner):


E não pude testar as fotos durante a noite :/. Paciência

Infelizmente o software da câmera é muito limitado: pouquíssimos efeitos, controles de branco, a câmera não tem abertura de ISO... serve mais para quebrar um galho mesmo

Olhando de frente, não vemos nenhum botão. Na lateral direita, temos o botão de desbloqueio e os controles de volume:


E na lateral esquerda, a entrada do chip SIM (daqueles comuns que você pode colocar em quase qualquer celular) e o cartão de memória MicroSD de até 64 GB. Somando os 16GB do aparelho, podemos ter até 80GB de espaço dentro do computador. Se juntar com alguns discos virtuais, como o VirtualBox (50GB, quando dá pra pegar as promoções deles) e o Dropbox(2GB iniciais e até 16GB com o programa de convidados), mais os 64GB que podemos colocar via pendrive (usando acessórios), podemos ter até 210GB de espaço dentro do tablet. É espaço de armazenamento mais do que suficiente para cogitar seriamente o uso do tablet como ferramenta de trabalho (e não apenas de entretenimento, que é a proposta original dos tablets).

Manuseando o tablet, percebemos que ele é realmente leve, bem leve, porém firme. Principalmente pela tela menor, em relação ao iPad e notebooks, por exemplo, e também pelo material de construção dele: plástico duro que imita metal escovado. Ele também transmite a sensação de firmeza ao manusear. Nota-se que a Samsung se esmerou para fazer deste tablet um concorrente peso-pesado ao iPad: a inteface dele é realmente fluida (com o TouchWiz), o tablet raramente trava (mesmo usando aplicativos pesados e com o Android nunca fechando os aplicativos quando apertamos o home). De fato, rodei vários aplicativos, desde o facebook (que funciona muito bem no mobile </ironia>) até jogos mais pesados (angry birds) e execução de vídeos (netflix), e em momento algum tive algum engasgo.

Os controles de sistema do tablet são maravilhosamente bem localizados: dá pra desligar o wifi, gps, bluetooth, rotação, controlar o brilho da tela e entrar no modo avião pela central de notificações. A bateria dura algumas boas horas: deixando em modo de descanso, com todas notificações desligadas, o tablet chegou a durar 4 dias. Fazendo uso periódico do tablet, a bateria dura até 2 dias (so far) e usando pesadamente, chegou a durar 1 dia inteiro.

O vidro do tablet em geral aparenta ser de boa qualidade (um gorila glass), e não mancha muito. Inclusive, pelo peso, o tablet pode ser segurado por horas a fio sem sentir tanto cansaço nos braços ou desconforto nas mãos, como ocorre com os smartphones.

A qualidade das ligações é muito boa, tanto faz se for no viva voz, via headset ou aparelho mesmo, se bem que eu acho meio estranho alguém usar uma tela de 7 polegadas colada no ouvido para conversar com outra pessoa. Me passa a sincera sensação de estarmos regredindo a 1973 com a primeira ligação de celular feita no mundo.

Veredito final: olha, tirando a câmera, o resto do tablet é muito, muito recomendável, principalmente se você está na dúvida entre comprar um netbook e um tablet com preços equivalentes.

2 comentários:

  1. Lembro que há alguns dias atrás, falei em uma postagem sua, que nao saberia o que fazer com um tablet.

    E me apareceu a situação de que vou começar a estudar e quero aproveitar o maximo do meu tempo, tipo quando estou em deslocamento por exemplo, de trabalho - casa - trabalho- curso - curso - casa, o que são boas horas.

    E vi esse Rewiew, muito do bom! rs =D
    Vamo ver se serve pra mim.

    Acho que nunca tinha comentado, no seu blog, apesar de acompanhar.

    O interessante é que você descreve as coisas de uma forma simples e direta, sem blábláblá ae não cansa mesmo quem é leigo de ler ( que é o meu caso)

    Abraço. Té mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rajeik! Que bom que gostou!
      A vantagem dos tablets, não só desse, é que ele é um excelente substituto para notebooks e computadores em geral, principalmente no uso diário. Para ler, por exemplo, ele é uma mão na roda. Escrever e tomar notas com ele, também. Claro, existem coisas que você simplesmente não pode fazer num tablet (a menos que saiba MUITO o que está fazendo), como programar.

      Minha recomendação pessoal: galaxy note ou esse galaxy tab de 7 polegadas. Mas olha, recomendo muito mesmo, e quem me conhece sabe que eu sou fã da Apple, mas o iPad está tomando um pau bonito da Samsung na maioria dos casos.

      Abraços,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...